Conexões de uma rede descentralizada

Blockchain

Conexões de uma rede descentralizada

O objetivo central de uma base de dados distribuída construída a partir da tecnologia blockchain é a manutenção de consenso de forma descentralizada. Isso significa que, ao longo de uma rede distribuída, diferentes nós ligados a ela possuem uma cópia desse registro público de informações, estando todos livres para editá-la e propagar eventuais atualizações aos demais. Por isso, diz-se que o funcionamento do sistema independe de intermediários ou de confiança entre as partes, sendo estritamente regulado pela matemática por trás de seu código. O caráter revolucionário da blockchain reside justamente nos mecanismos que garantem, ao mesmo tempo, que todas essas cópias estejam em sincronia e que dados inconsistentes ou falsos não consigam ser facilmente introduzidos a essa base informacional comum.

Logo, assim como o protocolo TCP/IP permitiu a evolução bem como os múltiplos
usos da internet de hoje, implementações de blockchains enquanto protocolos basilares abrem as portas para um conjunto de transformações radicais antes impossíveis. Como apontou Satoshi Nakamoto, o grande trunfo da tecnologia blockchain é trabalhar com “provas criptográficas no lugar de confiança (centralizada)”. Assim como para o Bitcoin as instituições intermediadoras podem estar obsoletas, uma série de novos campos se abre e velhos modelos podem se fechar por consequência.

O potencial da tecnologia blockchain reside em sua capacidade de oferecer serviços transparentes, livres de censura ou discriminação de uma maneira descentralizada para finalidades amplas; a partir do acesso mais equânime a um conjunto de instituições digitais (que permitem realizar votações, pagamentos, contratos, etc) cuja infra-estrutura irá revolucionar nossa forma de entender e construir ferramentas participativas. Como nós iremos guardar e gerir informações a partir de agora, uma vez que a tecnologia blockchain está aí, tornou-se uma questão de princípios de governança e tomada de decisões, baseadas em um consenso público e inviolável, por ser construído e mantido de forma descentralizada.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?