Smart Contracts

Smart Contracts

Smart Contracts

Os laboratórios de desenvolvimento e pesquisa da A Star tem como um de seus focos a criação de soluções corporativas customizadas baseadas em contratos inteligentes. Para mais informações, entre em contato.

Sobre Smart Contracts

A expressão smart contracts, ou “contratos inteligentes”, em tradução livre, foi cunhada e publicamente disseminada por Nick Szabo a partir do artigo Formalizing and Securing Relationships on Public Networks (1997). Desde então, as discussões e implementações em torno do conceito evoluíram bastante, especialmente com o advento da tecnologia blockchain, criada para dar base ao funcionamento do Bitcoin em 2009. Mais recentemente, com a emergência da plataforma Ethereum, voltada a manter uma blockchain genérica na qual os usuários podem escrever contratos inteligentes ou aplicações inteiras em formato descentralizado, a discussão trazida por Szabo passou do campo teórico à prática.

Um contrato, no sentido amplo do termo, pode ser definido como a formalização de uma relação entre duas mentes, compreendendo um conjunto de ações circunstanciais que na prática valem como promessas a serem cumpridas, de comum acordo, pelas partes envolvidas. Logo, para Szabo, o grande salto propiciado pela eventual digitalização e automação dos contratos, tornando-os “inteligentes”, consistiria na capacidade de fazê-los funcionar a partir de hardware e software com que já trabalhamos no cotidiano, os quais seriam capazes de tornar a quebra de certas cláusulas, como um colateral financeiro ou a definição dos direitos de propriedade sobre um determinado bem, substancialmente cara para o eventual fraudador.

Isso é possível a partir das implicações da tecnologia blockchain sobre informações estruturadas na forma de contratos. Ela torna possível: digitalizar processos de controle como auditoria e fiscalização, automatizar a tomada de decisões neles baseada, descentralizar ou até mesmo remover a figura do agente mediador. Para mais informações sobre contratos inteligentes, acesse o blog da A Star.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas