Configurando o ambiente de desenvolvimento Go com o Visual Studio Code

Tenho estudado e dedicado muitas horas dos meus dias, em meio a todas as obrigações da vida adulta, e a cada dia, mais tenho me encantado com a possibilidade de utilizar Golang (Go) em projetos de desenvolvimento de novos produtos aqui na A*StarLabs.

Particularmente tenho preferencia em utilizar o GoLand da Jetbrains, mas é uma ferramenta cara, especialmente para quem está começando a estudar ou criar suas primeiras aplicações. Por isso criei esse guia rápido e fácil de instalação e configuração de um ambiente de desenvolvimento para Go utilizando o Visual Studio Code como software para criação do seu código fonte.

Visual Studio Code é um editor de código-fonte desenvolvido pela Microsoft para Windows, Linux e macOS. Ele inclui suporte para depuração, controle Git incorporado, realce de sintaxe, complementação inteligente de código, snippets e refatoração de código. Ele também é customizável, fazendo com que os usuários possam mudar o tema do editor, teclas de atalho e preferências. Ele é um software livre e de código aberto, apesar do download oficial estar sob uma licença proprietária.

Preparando tudo

Antes de iniciarmos, precisamos nos certificar que com a instalação do Go foi feita, em caso negativo vá para https://golang.org/, instale e volte.

Também vamos instalar o VSCode. para instala-lo, acesse https://code.visualstudio.com/ e faça o download respectivo do seu sistema operacional.

Agora, certifique-se que o os binários do Go estão disponíveis no PATH das suas variáveis de ambiente e também existe a variáveis de ambiente GOPATH sendo apontada.

Iniciando a configuração

Abra o Visual Studio Code e selecione a opção de extensões, em seguida preencha na busca “go lang” e como resultado você terá algo muito parecido com a imagem abaixo:

Escreva “go lang” e selecione Go 0.6.85 (Microsoft)

Instale a que provavelmente será a primeira resposta da busca que é o “Go”, distribuído pela Microsoft, e depois clique em Reload (Recarregar). E pronto, seu VS Code já consegue entender “GoLang”.

Testando nosso ambiente

Ainda no Visua Studio Code, vamos criar nosso primeiro projeto (vulgo Hello World) para afirmarmos que nosso ambiente está correto.

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma pasta com o nome do nosso projeto dentro da pasta “src” configurada no GOPATH

No meu exemplo de imagem, estou em $GOPATH/src/bitbucket.org/astarlabs/go-starpoints-platform

Agora crie um novo arquivo chamado “main.go” e en seguida cole o código abaixo:

package main
import "fmt"
func main() {
    fmt.Println("Hello A*StarLabs World")
}


Ao salvar esse conteúdo no arquivo, o VSCode checa tudo e compila seu código para encontrar possíveis erros e limpar o lixo (imports não utilizados, por exemplo. Se tudo for bem, não será apresentado nenhum erro (meio obvio né? rsrs)

Acredito que você foi bem até aqui, e não está tendo nenhum problema no seu código, então nosso próximo passo é executar nosso projeto. Para isso, vamos utilizar o próprio terminal existente no VSCode através do atalho Ctrl + SHIFT + ‘ ou apenas Ctrl + ‘ caso esteja no Linux.

 

execute “go run main.go” para executar nossa classe

Caso nenhum erro tenha sido apresentado (e não deu, afinal você é um ótimo programador), podemos considerar tudo como concluído. Mas, vamos um pouquinho mais a fundo, pois afinal, programador raiz sabe debugar como ninguém.

Debugando nosso código

É possível através do Visual Studio Code, colocar ou remover breakpoints para acompanharmos o andamento do nosso código selecionando “Iniciar Depuração” como no exemplo abaixo:

Caso algum erro ocorra, instale instale um “ajudante” chamado delve. Até este momento em que escrevo este artigo, ele “vem junto com o Go”, mas fica a dica para caso você tenha problemas.

Por fim, temos nosso debug sendo executado como na imagem abaixo:

Agora é só correr pro abraço e ir estudar as centenas de milhares de bibliotecas que te farão um profissional melhor, como eu estou me tornando a cada dia com novos desafios.


Autor:

JC BombardelliJoão Bombardelli
CTO | Blockchain Engineer na A Star Labs

Profissional criativo e resoluto, com uma perceptível
capacidade de aprendizado e colaboração

 


 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?